A segurança nacional parece ter prioridades estranhas. Qual o critério para manter secreto o layout das instalações da policia judiciária militar junto ao estádio do Restelo (surge pixelizado no Google Earth):


Enquanto instalações militares de grande envergadura por esse pais fora aparecem no Google Earth com uma resolução de 20 m. Por exemplo as de Tancos ou todas as citas na Calçada da Ajuda (o regimento de Lançeiros, a manutenção e o centro de selecção)- na foto abaixo são o pentágono, o grande rectângulo e os pavilhões de frente deste último:

Mais estranho é não estarem pixelizadas e aparecerem na sua totalidade instalações fulcrais para a defesa nacional. Algumas que também aparecem com resolução de 20 m são por exemplo o estado maior geral da força aérea em Alfragide, quarteis da GNR como o da Graça, o forte da Ameixoeira (sede do SIS) e o forte do Alto do Duque que alberga o SIED- serviço de informações estratégicas de defesa (um forte pentagonal muito isolado no Restelo).

O palácio de Belém com todos os seus acessos a nú também se vê no Google earth. Mais escabroso foi este achado (nem pensem que lá ponho o nome das ruas ou as coordenadas):


Pois, alguém colocou um label da comunidade Google na casa do PM José Sócrates! E posso garantir que é de facto a casa dele. As fotos do panorâmio e os videos YouTube da imagem não têm qualquer relação com o PM português.

Os únicos outros dois pedaços de território português que conheço que não se vêm no Google Earth são o quartel general da NATO em Oeiras (conhecido antigamente por Southlant) espaço que acho que também inclui o comando operacional das forças terrestres do exército português e aquele terreno alugado na Ilha terceira que alberga uma base militar de outro país. Este último não está pixelizado mas sim borrado! É um borrão...

O estado português é no minimo um bocado estúpido.


Publicação em Diário da República da criação de 1 Mestrado em Campos de Golfe:



A mim pessoalmente dava-me jeito um mestrado em mudança de óleo ao Brad Pitt!




No portal dado.com onde se podem oferecer coisas de que já não precisamos:

  • " Olá Como não sou estudante e, tenho muitas poucas poces económicas, mas, dava-me jeito de ter um portátil.Apelo a quem tenha 1 mesmo "velho" ou com defeito não muito caro, ke mo keira oferecer, preciso dele para escrever e arquivar as fotos digitais que tiro na natureza."

Gosto do pormenor de "mesmo velho ou com defeito"!


No portal deboleia.com:

  • " Olá Bom dia, queria sair de lx hoje apartir das 20h em direcção ao Porto. Não tenho em mente participar nas contas da viagens porque senão ia em expresso mas a ideia de ter alguma flexibilidade e boa conversa agrada-me. Pretendo voltar no domingo a qualquer hora."
Descaramento e honestidade acima de tudo e para hoje!


  • A Espanha é o 6º país com mais violações de direitos de autor a nível mundial (vulgo pirataria) de acordo com um estudo apresentado no senado dos EUA. Em qualquer rua central se podem comprar DVDs, CDs, malas de senhora e roupa contrafeita. As autoridades não consideram prioritário prender os magrebinos que ganham a sua vida assim. Entretanto na investigação dos ataques bombistas do 11 de Março em Madrid concluíu-se que os explosivos e a operação terrorista foi em grande parte financiada com lucros da venda de .... produtos contrafeitos!


  • Manchete do Jornal Público de hoje: "Taxa do contador de água acaba hoje mas outra irá surgir". Afinal havia outra!



  • Manchete do Jornal Expresso: "Passos Coelho defende descida de impostos sobre combustíveis". Não quereria dizer descida do preço que a Galp cobra?



  • Manchete com uns dias: "Autoignição de produtos de M***** do Continente provoca incêndio na Amadora".




A caloria e o Joule são duas unidades que medem energia. A energia contida num produto alimentar costuma vir expressa em Kcal ou KJ e refere-se à quantidade de energia disponível num alimento para ser absorvida durante a digestão.
Apesar do Joule ser a unidade SI de energia, a caloria é muito mais utilizada por ser uma grandeza intuitiva. Uma caloria é a quantidade de energia necessária para fazer subir 1 ºC a temperatura de 1 g de água.

O método cientifico mais exacto para medir energia numa amostra é o uso de um calorimetro (sem entrar em muito detalhes é um aparelho que queima a amostra e mede o calor que se libertou) mas este método é pouco usado em alimentos pelos custos e morosidade associados e por sobrestimar os valores, já que na digestão não absorvemos toda a energia disponivel no alimento. Em vez disso é corrente usarem-se tabelas padrão pré-feitas que podem ser de 2 tipos: por ingredientes ou por constituintes. Uma tabela por constituintes lista a densidade energética de constituintes ( e.g. carbohidratos 4 Kcal/g), a de ingredientes lista densidade energética de ingredientes de cozinha e é mais útil para o cidadão comum (e.g. farinha de trigo 3.62 Kcal/g). A tabela por ingredientes mais extensa que eu conheço disponível online é cortesia do governo canadiano. Também contém alimentos transformados.

Usando esta tabela e receitas para pasteis de nata e bolas de berlim fiz umas contas para saber qual o conteudo energético de um pastel de nata e de uma bola de berlim.
Alguns pressupostos que assumi:
  • Uma bola de Berlim tem cerca de 50 g (à falta de um pasteleiro que me disponibilizasse várias amostras para pesagem e análise organoléptica posterior).
  • Uma bola de Berlim retém cerca de 3.6 g de óleo na fritura (com base em dados cientificos de retenção de óleo em batatas fritas).
  • A raspa da casca de 1 limão médio pesa 4 g.
  • Usei leite meio gordo e ovos XL.
  • Não houve perdas de ingredientes.
  • A eficiência da absorção digestiva humana média é 0.85 (dado cientifico).


Contas feitas concluí que:

1 Bola de berlim: 200.4 Kcal

1 Pastel de nata: 96.3 Kcal


Moral da história - se vai comer uma bola de Berlim peça antes 2 pasteis de nata. 2 vezes o gozo pelo mesmo pecado energético! Além disso a ASAE está farta de apanhar bolas de berlim maradas ....


recomendações :

bolas de Berlim : Natário- Viana do Castelo

Pasteis de nata: Os de Belém pois claro.


A falta de informação sobre a composição e a energia contida em alimentos leva-nos a comprar uma panóplia de porcarias disfarçadas de alimentos no supermercado. Há algum tempo comprei aquilo que eu pensava serem cereais para o pequeno almoço, mas que mais tarde fazendo umas continhas com a informação da caixa verifiquei ser pura e simplesmente açucar aditivado com cereais ( mais de 70% era açucar). Num raid furioso pela despensa constatei que outros produtos também eram lobos com pele de cordeiro. Um pó intitulado "chocolate para o leite" de uma marca famosa também tinha à volta de 80% de açucar e uma quantidade ínfima de cacau.

Um passeio pelo supermercado revela coisas interessantes:

- A informação sobre a composição está normalmente num sitio da embalagem para onde não olhamos (nos iogurtes e nos gelados é frequente estar na parte de baixo da embalagem).
- A informação
sobre a composição omite factos. Por exemplo a % de açucar ou gordura.
-
A informação energética é enganosa. o nr de Kcal é vulgarmente apresentado por dose, mas a quantidade dessa dose é definida a bel prazer pelo fabricante e vulgarmente é muito menor que o que realmente comemos de uma só vez.


Enquanto a UE marca passo na preparação de uma nova legislação que obriga as embalagens a ter em local bem visivel um conjunto de informações de consumo importantes, o grupo Sonae pelo qual eu não nutro o menor apreço, antecipou-se e apresenta nos seus produtos brancos um conjunto de "labels" bastante semelhantes ao que anda a ser proposto nas reuniões da UE. São informativos, têm um bom design e pasme-se estão num local bem vísivel das embalagens. 5 estrelas.

Para meu horror o camembert continente produto branco informou-me esta semana que se eu comer 25 g, mais ou menos a quantidade que se usa para barrar uma carcaça, já comi cerca de 30% das gorduras diárias que necessito.
Estaremos condenados ao queijo light 0% ?
Não há dúvidas precisamos de mudar muitos dos nossos hábitos alimentares porque eles são completamente errados. Não sabemos o que comemos porque os rótulos até aqui não informavam e porque nós não os sabiamos ler devidamente. Se adoptarmos rótulos decentes com boa informação num sitio central do produto pode ser que algo mude.




Curzio Malaparte (1898-1957) was an German/Italian journalist and writer. He was founder and editor of a few important Italian newspapers from the 20's on. An active member of the fascist party in the early days of his life, latter criticized Mussolini (consequently been expelled from the party and exiled in the island of Lipari for 6 years) and became a Communist. The Mussolini regime arrested Malaparte several times after his exile, during the 30' and 40's.
Malaparte fought in both great wars, earning several decorations in WWI and traveling extensively through Europe while working for the diplomatic service during WWII. It was during this travel time that he writes/publishes an enormous amount of articles (some were suppressed) and two of his most notable and controversial books:
  • The skin- This clever written story about the degradation and devastation of Italian society during 1943-1945 almost puts the north-American troops as the invaders instead of the German ones. Americans are ridiculised for their out placed innocent comments and presumption of moral superiority. The skin was put in the Index Librorum Prohibitorum by the catholic church.
  • Kapput (published only in 1949)- A war novel written from the point of view of the losers, the Germans, which is quite unusual. Based in his experience at the eastern Europe fronts. Cruelty and refinement walk hand-in-hand, shows humanity at its worst.

Both books are vivid images of the military environment Malaparte lived in. Both are quite disturbing and fascinating at the same time.

Although he was apparently quite busy, he did manage to find some time to be the lover of Edoardo Agnelli's widow. Several sources suggest he was the father of Umberto Agnelli (former president of Juventus and FIAT, former Italian senator).
After the war Malaparte settled in Paris were he wrote very successful intellectual plays ("Das Kapital" based on Marx, "Du cótê de chez Proust" based on Proust). During the 50's his interests shifted to cinema. He won a special prize from the Berlin film festival in 51 for "Forbidden Christ", a film he directed and wrote the script for.

In 1936, Malaparte refined taste lead him to invite the architect Adalberto Libera to design a house for him in the island of Capri. Known as Villa Malaparte, the house can be described as a red masonry matchbox riding a very high rocky cliff. One of the sides of the house features a large stair leading to the rooftop patio. Villa Malaparte is quite isolated. It can be reached by boat if the sea is calm or by foot from Capri (1h30 walk). The house was extensively featured in Godard´s film "le Mépris" ( based in Alberto Moravia novel of the same name).


Mashup: Italian writers - architecture - war novels - cinema - politic dissidents - adultery - controversy



Um serviço de página de arranque com widgets inteiramente em português: Origo.





Os únicos bolos que não engordam vêm em papel:

Fabrico Próprio - Um livro com uma recolha exaustiva dos bolos portugueses que se podem encontrar em qualquer pastelaria da esquina. Acima (imagem gentilmente roubada ao site dos autores do livro) vários exemplares de um dos meus favoritos, o Alsaciano, cada vez mais dificil de encontrar em detrimento do corriqueiro e minorca pastel de nata.

Um trabalho de louvar que vem preencher uma lacuna gastronómico-sociológica lusa. É certo que o livrinho não tem os agradáveis preços de uma edição da Taschen, nem vem com amostras, mas é reconfortante poder olhar para uma bola com creme ou para um já raro bába se estivermos fora do país, basta levar o livro.

Vou ali comer uma bola de Berlim e já volto...


Exemplo de Página de arranque personalizada em Pageflakes



Os web widgets/gadgets são pequenas aplicações configuráveis baseados em AJAX. Permitem efectuar rapidamente tarefas - ler mail, ler RSS feeds, ver as horas/data, converter unidades, pesquisar torrents, tomar notas, consultar cotações de bolsa, procurar artigos cientificos por DOI, consulta de informação meteorológica, navegar mapas, ouvir internet radio/mp3, etc...
Um grande número destas pequenas aplicações está disponível online e é open source podendo ser usado e modificado livremente com meia dúzia de cliques de rato. Os mais habilidosos podem criar os seus próprios widgets.


Exemplo de Página de arranque personalizada em Netvibes


Actualmente existem 3 grandes serviços que disponibilizam paginas de rosto web onde se podem colocar widgets/gadgets ( isto quer dizer que podemos pôr o nosso browser a arrancar com uma página personalizada carregada de ferramentas úteis):
- igoogle (pertence ao grupo Google).
- netvibes (o primeiro serviço deste tipo a aparecer e o que tem mais widgets disponíveis e com maior portabilidade)
- pageflakes.
Existem outros serviços que considero piores (zoozio, eskobo, favoor, microsoft live, goowy, e protopage)

Onde procurar novos widgets para adicionar à página de arranque:
aqui, aqui e aqui.
Exemplo de Página de arranque personalizada em igoggle.

questões de segurança: já houve casos em que junto com os widgets era instalado malware. Sugere-se cautela na utilização destas aplicações. Por exemplo ler e-mail usando um widget não é aconselhável se você utiliza essa conta de e-mail para fazer transações bancárias ou enviar dados sensíveis.

nota: os widgets podem ser colocados em qualquer webpage (blogs, redes sociais, página pessoal). Existem ainda aplicações que permitem integrá-los e corrê-los no seu desktop.