A caloria e o Joule são duas unidades que medem energia. A energia contida num produto alimentar costuma vir expressa em Kcal ou KJ e refere-se à quantidade de energia disponível num alimento para ser absorvida durante a digestão.
Apesar do Joule ser a unidade SI de energia, a caloria é muito mais utilizada por ser uma grandeza intuitiva. Uma caloria é a quantidade de energia necessária para fazer subir 1 ºC a temperatura de 1 g de água.

O método cientifico mais exacto para medir energia numa amostra é o uso de um calorimetro (sem entrar em muito detalhes é um aparelho que queima a amostra e mede o calor que se libertou) mas este método é pouco usado em alimentos pelos custos e morosidade associados e por sobrestimar os valores, já que na digestão não absorvemos toda a energia disponivel no alimento. Em vez disso é corrente usarem-se tabelas padrão pré-feitas que podem ser de 2 tipos: por ingredientes ou por constituintes. Uma tabela por constituintes lista a densidade energética de constituintes ( e.g. carbohidratos 4 Kcal/g), a de ingredientes lista densidade energética de ingredientes de cozinha e é mais útil para o cidadão comum (e.g. farinha de trigo 3.62 Kcal/g). A tabela por ingredientes mais extensa que eu conheço disponível online é cortesia do governo canadiano. Também contém alimentos transformados.

Usando esta tabela e receitas para pasteis de nata e bolas de berlim fiz umas contas para saber qual o conteudo energético de um pastel de nata e de uma bola de berlim.
Alguns pressupostos que assumi:
  • Uma bola de Berlim tem cerca de 50 g (à falta de um pasteleiro que me disponibilizasse várias amostras para pesagem e análise organoléptica posterior).
  • Uma bola de Berlim retém cerca de 3.6 g de óleo na fritura (com base em dados cientificos de retenção de óleo em batatas fritas).
  • A raspa da casca de 1 limão médio pesa 4 g.
  • Usei leite meio gordo e ovos XL.
  • Não houve perdas de ingredientes.
  • A eficiência da absorção digestiva humana média é 0.85 (dado cientifico).


Contas feitas concluí que:

1 Bola de berlim: 200.4 Kcal

1 Pastel de nata: 96.3 Kcal


Moral da história - se vai comer uma bola de Berlim peça antes 2 pasteis de nata. 2 vezes o gozo pelo mesmo pecado energético! Além disso a ASAE está farta de apanhar bolas de berlim maradas ....


recomendações :

bolas de Berlim : Natário- Viana do Castelo

Pasteis de nata: Os de Belém pois claro.

0 comments

Post a Comment