A falta de informação sobre a composição e a energia contida em alimentos leva-nos a comprar uma panóplia de porcarias disfarçadas de alimentos no supermercado. Há algum tempo comprei aquilo que eu pensava serem cereais para o pequeno almoço, mas que mais tarde fazendo umas continhas com a informação da caixa verifiquei ser pura e simplesmente açucar aditivado com cereais ( mais de 70% era açucar). Num raid furioso pela despensa constatei que outros produtos também eram lobos com pele de cordeiro. Um pó intitulado "chocolate para o leite" de uma marca famosa também tinha à volta de 80% de açucar e uma quantidade ínfima de cacau.

Um passeio pelo supermercado revela coisas interessantes:

- A informação sobre a composição está normalmente num sitio da embalagem para onde não olhamos (nos iogurtes e nos gelados é frequente estar na parte de baixo da embalagem).
- A informação
sobre a composição omite factos. Por exemplo a % de açucar ou gordura.
-
A informação energética é enganosa. o nr de Kcal é vulgarmente apresentado por dose, mas a quantidade dessa dose é definida a bel prazer pelo fabricante e vulgarmente é muito menor que o que realmente comemos de uma só vez.


Enquanto a UE marca passo na preparação de uma nova legislação que obriga as embalagens a ter em local bem visivel um conjunto de informações de consumo importantes, o grupo Sonae pelo qual eu não nutro o menor apreço, antecipou-se e apresenta nos seus produtos brancos um conjunto de "labels" bastante semelhantes ao que anda a ser proposto nas reuniões da UE. São informativos, têm um bom design e pasme-se estão num local bem vísivel das embalagens. 5 estrelas.

Para meu horror o camembert continente produto branco informou-me esta semana que se eu comer 25 g, mais ou menos a quantidade que se usa para barrar uma carcaça, já comi cerca de 30% das gorduras diárias que necessito.
Estaremos condenados ao queijo light 0% ?
Não há dúvidas precisamos de mudar muitos dos nossos hábitos alimentares porque eles são completamente errados. Não sabemos o que comemos porque os rótulos até aqui não informavam e porque nós não os sabiamos ler devidamente. Se adoptarmos rótulos decentes com boa informação num sitio central do produto pode ser que algo mude.



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