Chegado o calor o ar condicionado volta a ser falado e desejado. Mais prospectos do ar condicionado Sharp aterraram lá em casa. Voltam à carga com mais um texto que diz que o aparelho deles mata vírus. Numa coleção de post anteriores já falei sobre o chorilho de inconsistências e impossibilidades científicas do produto que estes prospectos anunciam.
Neste novo prospecto a Sharp anuncia em grandes parangonas a certificação do seu produto por várias entidades. Decidi indagar o que são estas certificações.
Comecei pelo selo de garantia do "British Allergy Foundation" que a Sharp traduz no folheto por "Instituto Britânico de Alergologia".
A British Allergy Foundation é uma organização privada (portanto não tem nada a ver com o estado britânico) que vende estes selos de garantia por 10000 £ + IVA + Anuidade de 3000 £ para renovação. Esta informação está no site deles.
Segue-se um certificado da Universidade de Lubeck, Alemanha. Sem mais detalhes. No prospecto da Sharp é tão pequeno que não se consegue ver o texto, embora pareça uma simples carta. Uma pesquisa na Univ. de Luebeck por Sharp e ar condicionado não dá resultados. Nas páginas da Sharp na web referem o "institute of medical microbiology and hygiene of Luebeck". Nas páginas deste instituto nem uma palavra sobre aparelhos de ar condicionado certificados!!
Mais um certificado este emitido pelo "centro de pesquisa ambiental de Kitasato Japão". Encontrado o site da universidade de Kitasato na net ficamos a saber que a versão inglesa está em construção. Como não sei japonês nada feito.
Segue-se a "associação canadiana da asma". Uma associação privada de combate e prevenção à asma que recebe donativos. Nem por acaso uma das empresas contributoras é a ... Sharp. Leia-se a lista dos mecenas. Um documento em Pdf informa-nos dos beneficios que as empresas podem ter se doarem anualmente determinadas quantias.
O prémio Takagi anunciado no folheto é um prémio dado a um paper e apresentação oral numa conferência. Portanto não se premeia o produto nem qualquer método ou sistema da Sharp.

Isto é tão escabroso que nem me vou dar ao trabalho de pesquisar os restantes "certificados" que a Sharp anuncia.

Apenas uma pequena referência para uma frase na parte de trás do folheto: "Ventiladores concebidos segundo as teorias aerólicas da NASA" (SIC). Mais enigmático que a frase só mesmo a palavra "aerólica". Ainda pensei em aeróloga mas isso é muito lá para cima. O que eles precisam mesmo é dum aerólito em cima.


1 comments

  1. Anonymous  

    Neste mundo nada se perde, nada se ganha.. tudo se vende. =oP

Post a Comment