O objectivo da publicidade é criar apetência no consumidor para que este compre produtos. Os anúncios de automóveis são na minha opinião dos mais bem conseguidos neste sentido. Vendo um carro rebrilhante a deslizar por paisagens de sonho tenho logo vontade de ir a correr comprar o popó anunciado. Mas depois lembro-me que vendem o carro sózinho ... sem o resto do anúncio. Nada de sítios luxuriantes do lado de fora do carro, penduras atraentes ao lado nem boa música a tocar.

Descobri agora que mesmo nos anúncios nem tudo o que luz é ouro. Regressando a Michael Wolf um fotógrafo de que já aqui falei e a um seu projecto intitulado "behind the scenes". Michael desmonta o processo de realização de um anúncio para a Rover (logo a Rover que está pelas ruas da amargura). Neste caso uma sessão fotográfica para outdoors. O outdoor resultante é o seguinte:

rover

Muito bonito o resultado final sem dúvida. Mas para desilusão fico a saber que não foi fotografado junto a uma estátua grandiosa na Rússia.

michael wolf

Estamos dentro de um pavilhão onde foi colocada a estátua que serve de pano de fundo à fotografia do anúncio. Mais uma desilusão e fico a saber que a estátua não existia antes. Foi feita para o anúncio. O belo fundo de nuvens também foi pintado por artistas na altura.
advertisement

De desilusão em desilusão fico a saber como é feita a estátua de "bronze" do anúncio. Fica o consolo de saber que pelo menos há uma série de artistas que têm trabalho para fazer nestas coisas. A fase de pintura e montagem da estátua:
fake statue outdoor

Bom, não é de bronze mas pelo menos deve ser de pedra. Ficou bonita não ficou?
Fase de escultura e pintura:
fake statue outdoor

Mas não! A dita cuja estátua nem de pedra é. Nem tão pouco de gesso. Apesar de muito fiel ao modelo a bela escultura é toda em: Esferovite. Esse miraculoso material.

outdoor

0 comments

Post a Comment