Nas minhas deambulações recentes, eu que detesto fazer compras, parei para fazer compras de uma joan sfar das minhas coisas favoritas- Banda Desenhada.
Sempre que saio do país dedico umas horas a fazer compras de quantidades maciças de coisas que não existem por cá ou que existem em qualidade sofrível. Desta vez foi o re-abastecimento de BD.

Sabendo que nas maiores lojas de livros cá do burgo a expressão "novela gráfica" não tem significado (Tentem encontrar a secção de novelas gráficas numa FNAC!) decidi comprar uma boa pilha delas.

Um dos livros que comprei, à pressa porque havia um avião à espera, pareceu-me bom na altura. Excelente desenho, qualidade gráfica irrepreensível...
De início ao folhear achei que o tema religioso (neste caso judaísmo)- A Estória de um rabi e seu gato- não me interessava mesmo nada. Mas ao abrir ao acaso numa página, decidi-me LOGO a comprar. Eis a página que me fez tomar a decisão.

Um gato que fala em Carbono -14....Um gato que contesta a autoridade religiosa... Já pró saco das compras!

O livro não é só bom, é muito bom. Proporcionou 3 horas de leitura fabulosa. Só no fim percebi que tinha ganho o prémio de Angouleme deste ano. Bem ganho!

O livro chama-se The rabbi´s cat e o autor Joann Sfar. Na Amazon está mais barato que o preço que dei por ele.

O Judaísmo é desmontado peça a peça, as outras religiões importantes também não escapam. O conflito entre diferentes culturas e gerações é abordado magistralmente. O Gato, carismático e independente, revela-se um racionalista céptico que quase leva à loucura um rabi com os seus argumentos desarmantes.
Algumas páginas conseguiram levar-me quase à histeria num local público onde estava a ler. Parte das pessoas presentes ficaram a pensar que gente como eu não devia sair à rua, os restantes ficaram apenas com inveja!



0 comments

Post a Comment