Já toda a gente viu os videos da Sra. Susan Boyle no Youtube e pouco há a acrescentar. É uma sra de meia-idade, gorducha, solteirona, com um cabelo tipo vassoura e sobrancelhas à Kahlo, desempregada e escocesa que concorreu ao concurso de talentos cantantes "Britain's got talent".
O facto de ter tido a coragem de se apresentar em frente a uma vasta audiência e um júri e concorrer directamente com adolescentes que personificam os canones de beleza e fashion modernos, com o seu ar de dona de casa da aldeia já diz muito sobre a Sra.

Ao contrário de muitos concorrentes convencidos, todos bonitinhos e petulantes que lá vão, Susan foi humilde e não teve vergonha nenhuma de ali estar- qualquer que fosse o veridicto.
O ar de desprezo e gozo do júri e do público quando ela entra e se apresenta é um momento de antologia. Há quem descrente revire os olhos e outros que se riem à sucapa quando ela diz que sonha ser como Elaine Paige. A audiência parte o côco a rir quando ela diz que tem 47 anos.

E depois a sra. canta as primeiras notas. Todos calam o bico. Um membro do júri fica com a mandíbula dependurada, outro com a maça de Adão aos saltos e a terceira levanta-se e começa a bater palmas. O público guincha em histeria e lá mais para a frente há quem chore. Quando acaba de cantar todo o público está de pé. Os videos de Boyle online bateram todos os recordes de audiência (acima de 100 milhões de visualizações). Nos comentários há montes de gente a dizer que chorou a ouvi-la cantar.
E choram porquê? - Porque os estereotipos são lixados e os anjos vêm em embalagens feias e más.


Este anjo tem um grande halo*.



*o efeito de halo é um preconceito cognitivo em que há uma avaliação falseada de um individuo com base em empatia ou estereotipos estéticos fruto da nossa primeira impressão.


0 comments

Post a Comment