Dugongo, não confundir com o Sr. Dulong, é um simpático mamífero que habita os oceanos. Lembrei-me dele porque um amigo meu viajou recentemente para os antípodas e trouxe de lá uma coleção de miniaturas de bichos locais para a pequenada. Para meu desgosto do conjunto não constava nem o Kiwi nem o Dugongo.

O Dugongo ou vaca do mar é um dos poucos animais existentes que pertence à ordem Sirenia- Pois, isto vem de sereia. O Dugongo visto de cima com os membros abertos tem uma silhueta semelhante a uma mulher. Os marinheiros frequentemente confundiam dugongos com sereias. Aliás, a palavra Dugongo deriva de uma palavra malaia que significa sereia.


Habita confortavelmente as águas australianas, mas em tempos já nadou por todo o indo-pacifico. Isso foi antes de os termos começado a caçar indiscriminadamente e de lá por meados do sec. XVIII ter ficado à beira da extinção. Actualmente é uma espécie protegida , mas isso não significa que não continue a ser caçado ou vítima de predadores. No golfo pérsico também podem ser encontrados nalgumas zonas.

É um mamífero herbívoro e pasta dentro de água as alguinhas que encontra, daí o seu nome: vaca do mar. Não tem barbatanas, em vez disso tem uma espécie de pás tipo ornitorrinco com que se desloca e uma cabeça sui-generis. Vive cerca de 70 anos se o deixarem e atinge os 3 metros e os 250 Kg quando adulto. O peixe-boi brasileiro é um primo desta vaca do mar.


0 comments

Post a Comment