Afluência às urnas elevadíssima. Dizem eles! O elevadíssimo sem precedentes é 66%. Mesmo assim 11% dos votantes diz ser a 1ª vez que vota.

8% dos eleitores diz ter decidido em quem votar apenas na última semana.

Quem votou em Obama: Sobretudo as pessoas com menos de 40 anos, não brancas, de sexo feminino e que não são hiper-ricas . (Análise estatística da CNN aqui). O nível de instrução não fez diferença alguma na distribuição de votos. McCain teve sucesso junto dos homens brancos, protestantes. Os judeus e os católicos votaram maioritariamente em Obama.

Os proprietários de armas votaram maioritariamente em McCain (porque será que não me surpreende) e as pessoas que vivem em meios rurais também.

38% dos eleitores acha que Palin é suficientemente qualificada para ser presidente se fosse necessário.

Um site que permite simular online uma votação para emigrantes que não têm direito de voto. Com resultados muito estranhos:
- Ralph Nader não ganha junto dos emigrantes libaneses, mas tem o voto de emigrantes de países com um passado comunista, como a federação russa.
- Há muitos mexicanos e venezuelanos a votar em Chuck Baldwin (candidato que se opõe à emigração e é a favor de penas de prisão para emigrantes, defende que as escolas não são necessárias e a saída dos EUA da ONU ,entre outras aberrações).


0 comments

Post a Comment