Françoise Barré-Sinoussi é uma das laureadas com o Nobel da medicina deste ano. A cientista do Instituto Pasteur leva 1/4 do prémio por ter descoberto o HIV em conjunto com o seu colega Luc Montaigner. Nos Nóbeis das áreas cientificas (donde se excluí... o da literatura e o da Paz) desde 2004 que nenhuma mulher ganhava (antes tinha sido nos idos de 1995) e nas últimas 7 vezes que mulheres ganharam o galardão nas áreas científicas foi sempre na Medicina e Fisiologia. Na Química e na Física desde os anos 60 que nenhuma mulher ganha o prémio e na Economia (que não é um Nobel) nunca nenhuma mulher foi laureada. Além disso, Françoise tem uma idade muito inferior à média dos contemplados com Nóbeis científicos, apenas 61 anos. Portanto Parabéns!

É fácil de perceber porque é que nenhuma investigadora do sexo feminino é galardoada nas áreas da química e física- Quase se podem contar pelos dedos das mãos as mulheres que trabalham em áreas de ponta nestas 2 ciências, ao passo que os colegas do sexo oposto são muito mais numerosos.
Já não é tão fácil explicar é porque existem tão poucas mulheres a trabalhar nestas áreas. Sobretudo se tivermos em conta que na maioria dos países tecnologicamente avançados mais de 50% dos licenciados nestas áreas são mulheres e que na maioria dos casos cerca de 50% dos doutorados também são mulheres. Mas quando subimos na hierarquia académica ou de investigação a percentagem de mulheres reduz-se drasticamente ao ponto de termos menos de 10% de mulheres como líderes em grupos de investigação ou como full professors. É uma espécie de mistério da rarefacção feminina!


A outra novidade é que nenhum dos galardoados é Norte-americano (Robert Gallo* ficou a ver navios e é muito bem feito). Pois é...os EUA nem descobriram o HIV, nem o agente causador do cancro do colo do útero (o receptor do remanescente 1/2 do prémio é o alemão Harald zur Hausen, pelas suas descobertas envolvendo a causa do cancro do colo do útero- o virus do papiloma humano conhecido por HPV. O HPV é uma familia de virus transmissíveis por contacto cutâneo ou sexual que atacam as mucosas e a pele, causando verrugas. Alguns membros da familia do HPV podem causar cancro cervical).

- Anúncio do comité Nobel.

*Robert Gallo é um investigador norte americano que tentou fazer-se passar por descobridor do HIV um ano depois do duo francês agora Nobelizado o ter descoberto. O comité Nobel nem fala dele no comunicado de atribuição do prémio , porque será?


A imprensa portuguesa mima-nos com traduções bacocas para o HPV, como "papiloma virus" ou "o papiloma virus humano". Porque não: "Humano virus o papiloma" . Enfim!!!

0 comments

Post a Comment