A efeméride já foi no dia 25 e 26 de Abril. Mas esta não é uma efeméride que deva ser comemorada. Passaram 19 anos sobre o desastre de Nuclear de Chernobyl (Tschernobyl em russo). O maior desastre industrial do Mundo. A radiação libertada foi cerca de 100 vezes mais que a das bombas atómicas de Hiroshima e Nagasaki.

Mais tarde cerca de 100 mil pessoas morreram devido à exposição à radiação (o equivalente a toda a população de Aveiro ou Braga). Milhares de pessoas sofrem actualmente de cancro da tiróide, leucemia e vários tipos de tumores malignos. A estimativa é de 50 a 100 mil pessoas com estes problemas. As estatísticas de malformações do feto, prematuros e nados-mortos dispararam nas zonas contaminadas.

Prevê-se que as zonas com níveis de radiação entre 15 e 40 Ci/Km2 Cs-137 possam ser reocupadas dentro de 30 anos. Para as restantes não há prognósticos.

Ruas vazias até perder de vista, ruínas e mais ruínas, a natureza a tomar conta de tudo e um silêncio sepulcral aterrador. Nas cidades tudo parece bem. Com sorte até se podem encontrar pratos ainda na mesa. Excepto que não existem pessoas.

Assim de repente.... Tiradas da cama e metidas em camiões só com a roupa que tinham no corpo.
Foram colocadas a viver numa região diferente onde foram ostracizadas - eram vistas como doentes contagiosos pelos locais. Os mais jovens tiveram poucas hipóteses de ter relações estáveis- Ninguém queria arriscar a concepção com uma pessoa que esteve exposta a radiação. Resultado: um envelhecimento da população e o declínio da esperança média de vida que nalgumas regiões atinge valores tão baixos como 67.2 .

Outras fotos e documentação sobre chernobyl ( em italiano)
June 14, 2005 at 10:03 AM
Claro que todos nós já conhecíamos a tragédia de Chernobyl, mas lendo os números, até arrepia.
Bom trabalho!