A DECO, uma instituição que devia defender o consumidor português, mas que visivelmente não o faz, publicou o que está na figura acima. "Produtos cancerígenos : E-330 é o mais perigoso" - segundo a DECO o acido cítrico é um produto cancerígeno perigosissimo.


Meu Deus, eu hoje comi uma tangerina.... Já devo ter um tumor!




Mais asneiras:


- O E-407 é carrageneo um produto completamente inofensivo usado como emulsionante.


- Na lista dos "aditivos alimentares cancerígenos" da DECO apenas 1 aditivo é comprovadamente cancerígeno: o E-142 que é um corante verde. Suspeitos de serem cancerígenos e em estudo são também o E-123 que a DECO não menciona.


- Nos inofensivos da DECO encontramos o E-104, uma quinolina usada como corante amarelo que pode provocar "hiperactividade" em crianças, tal como o E-151.


- O E-122 e o E-132 que podem provocar reacções em asmáticos.


- O E-175 é um corante dourado que não se sabe se é ou não inteiramente seguro.


- Na DECO parece que também não sabem que existem aditivos cuja denominação não começa por "E-" mas cujo nome é na mesma um número com 3 algarismos. Os da lista de DECO deviam ter todos um E- antes do nome. Esquecimento?? Alheamento?? ou Desconhecimento??




Já experimentaram telefonar para a DECO e colocar uma questão sobre algum problema de direitos do consumidor? Se não forem assinantes da revista deles não vos dão qualquer resposta. Afinal parece que a DECO é uma empresa com fins lucrativos e não aquilo que diz ser.






Ps- obrigado ao PM que me fez chegar a figura.

0 comments

Post a Comment