imagem indisponivel




Um Ligre (esquerda) é um felino híbrido que resulta do cruzamento de um leão macho com um tigre fêmea, um Tigão (direita) resulta do cruzamento inverso. Um Ligre tem riscas e manchas e é o maior felino vivo conhecido, com um tamanho semelhante ao de um pónei e com cerca de 500 kg. Os Tigões tendem a ser mais pequenos que os progenitores e são mais raros. Uma explicação genética para esta diferença de tamanho das crias e para a elevada mortalidade dos tigões pode ser lida em:

http://www.members.aol.com/jshartwell/hybrid-bigcats.html

Como todos os híbridos, tanto o Ligre como o Tigão são estéreis, embora surjam casos muito raros em que são férteis. Quando são férteis e produzem descendência, os filhotes têm nomes curiosos: Tiligre (pai Tigre, mãe Ligre), Litigão (pai leão, mãe tigão), etc...

Este tipo de cruzamento interespécies não ocorre com frequência na natureza sendo mais comum em cativeiro. Não é comum tigres e leões em liberdade misturarem-se pois os seus habitats são diferentes. E ao contrário do que se julga não existem tigres em África só na Ásia.

Conhecem-se outros tipos de felinos híbridos como os Pumapardos, os Jagliões e os Leopões!



0 comments

Post a Comment