A propósito desta piadinha do presidente dos EUA,



Lembrei-me duma tristemente célebre piada sobre o alumínio que demitiu um Borrego, perdão ministro português há uns anos. O presidente dos EUA precisa talvez de alguém que lhe ponha o parafuso que perdeu.
Nos EUA já morreram 3 pessoas em consequencia da gripe e no México muito mais gente. Em vez de piadas tristes que tal garantir rapidamente direitos de acesso ao sistema de saúde para a população que não os tem (12% dos americanos não têm acesso ao sistema de saúde. O que significa que se adoecerem morrem porque não são atendidos em hospitais nem têm dinheiro para ir ao médico.) e que poderá vir a disseminar letalmente a doença.
Esta semana ouve também conversa de chacha sobre futuros fundos para a Nasa, mas nada de concreto transpareceu. Para já não é conhecido o que Chu pensa dos programas da NASA para além de que parece ter transmitido ao presidente que não concorda com os actuais.

Obama acumula gaffes e não mostra trabalho feito para além dum ego de estrela e muita publicidade que moraliza a opinião pública mas não sai disso. Em Detroit neste momento 22% das casas estão devolutas. Entre as que foram abandonadas e as que estão penhoradas, há bairros que são agora cidades fantasma e onde a polícia com escassos efectivos não ousa entrar. Matilhas de cães selvagens passeiam-se num cenário apocaliptico que só me recorda o inicio de séc XX em Londres quando havia problemas com raposas e se organizavam caçadas a cavalo às ditas cujas, que passavam a galope por Trafalgar square. Enquanto isso o presidente que parece ter cada vez menos capacidades governativas reais para além do show off, surge com uns óculos a ver filmes 3D na Casa Branca e em fotos todas trabalhadas a jogar basquetebol.

0 comments

Post a Comment