passo 1: crescer bichos da seda (bombix mori) e fazer um stock de casulos.

Já todos nós tivemos bichos da seda quando eramos crianças mas nunca em quantidade suficiente para podermos fazer roupa de seda. Mas na China há quem se dedique a isso como profissão. Naquelas bandejas estão montes de folhas de Amoreira (a única coisa que os gourmets dos bichos da seda comem) e centenas de larvas. A gestação demora 3 semanas e deve fazer-se a temperaturas entre 25-31 ºC em presença de humidade elevada.

Ao longo dos séculos e apesar de se terem feito várias tentativas para optimizar e industrializar a produção de seda poucas alterações foram feitas no método de produção de seda de elevada qualidade: continua a ser tudo completamente artesanal. O trabalho nesta fase consiste em recolocar comida nas bandejas e retirar os excrementos diariamente sem dar cabo dos bichos. Algo que maquinaria alguma faz.

Quando estão prontos para fazer casulos (após umas 4 semanas) são mudados para estas bases à mão :


Demoram umas 36 horas a fazer o casulo.

Depois é só colher os casulos e usar uma parte dos bichos para procriar um novo batch de bichos da seda e repetir o processo.


1 comments

  1. Anonymous  

    Impressive blog, the last time I was another one as awesome as this one, but the only difference was that it was concerning Tadalafil.

Post a Comment