G20 Wives ou o papel decorativo das consortes.

Ridiculamente relegadas para o papel de tomarem cházinho e visitarem instituições caritativas enquanto os maridinhos discutem o importante, estas senhoras parecem mesmo muito contentes por puderem contribuir para personificar todos os estereotipos machistas da Mulher.
Vêem-se acaso ali o marido da Merkel ou o da Kirchner? Claro que não. Só a ideia de acompanharem a mulher a uma cimeira como figurantes desvirtua logo o macho.

Esperta foi a espanhola. Segundo ela o trabalho do marido não é o dela. Sonsoles Espinosa nem no aniversário do rei de Espanha pôs os pés, causando escandalo. A sra é soprano e como cantora lírica deve ter mais que fazer que servir de bibelô ao Zapatero.
Bruni claro está não foi porque não ia ser o centro da atenções...com a Michelle em Londres não tinha hipóteses.
E depois há aquelas que não se sabe porque não estão lá... como as 4 mulheres do fulano da Arábia Saudita? Não quiseram ir ou não terão licença de soltura?
Até a carismática Michelle Obama se sujeitou a este circo. Aliás a imprensa não fala de nada sobre ela que não sejam futilidades. É porque teve o desplante de mostrar os braços descobertos (???), É porque teve o desplante de tocar na Raínha com o braço (O rígido protocolo impede que se toque na Raínha. O primeiro ministro australiano P. Keating tocou na rainha em 1992 e desde aí ficou apelidado de "Lizard of Oz"), É porque tinha um vestido não sei como. Será que a mulher vai aguentar estes mexericos da treta durante 4 anos e os cházinhos e afins?
Diga-se a bem dizer que a foto acima inclui consortes mas também personalidades convidadas para o jantar no nr 10. Uma das convidadas foi a (ex-?)modelo Naomi Campbell, suspeita-se que para abrilhantar o ramalhete com alguém não caucasiano!




G20 body language e protocolo

- Uma leitura rápida da linguagem não verbal usada pelos lideres para interagir no G20 permite concluir que Gordon Brown é uma desgraça, os Obama transmitem cordialidade e confiança e Sarkosy e Berlusconi são pegajosos.


- E quais serão as regras protocolares que determinam o lugar dos lideres na foto acima? Porque está Lula ao lado da raínha? E porque temos uma mulher de pé e outra sentada? O chinês está sentado mas Durão Barroso ficou de pé? A última fila tem os representantes das NU, do FMI, ASEAN, WTO e etc..., mas também lá enfiaram 2 PM´s de países do G20- Berlusconi e Aso do Japão! Já Zapatero que só é convidado está mais à frente!
Noutra foto oficial tirada sem a rainha e já no EXcel, as posições são muito semelhantes com Brown no centro e toda a primeira fila igualzinha.

- A raínha é uma amante de tecnologias, mas será que a oferta de um iPOD dos Obama à raínha não sai um bocadinho deslocada? nahhh, parece que a sra adora iPODs e ouve as Proms em MP3. Lembro-me há uns tempos de ver uma visita dela a um escritório do Google ou seria uma feira de tecnologia?! Basicamente parecia o Mário Machado largado numa parada em São Francisco. Mas parece que depois esteve a experimentar montes de coisas.

- E deveriam os Obama ter feito uma vénia à rainha. Não, porque não são seus súbditos! Mas aparentemente Michelle fez uma reverência.

- Durante a sessão de fotos que língua falavam Obama e Medvedev entre eles. Medvedev rebaixar-se-ia a falar inglês? E Merkel e Sarkosy falam em quê um com o outro? Só sei que Brown e Sarkosy usam um interpréte. Mas Obama e Medvedev não tinham nenhum, nem tradução simultânea.


- O mapa acima mostra a a dificuldade que é sentar gente a uma mesa sem melindres protocolares. De certeza que têm um empregado dedicado só para optimizar assentos em mesas. Porque está a E. comission numa ponta e a UN não está na outra, em vez disso está a Tailândia? Porque a tailândia está lá como representante da ASEAN.



0 comments

Post a Comment