Mais de um ano depois do desaparecimento de Steve Fosset e após vários meses de buscas efectuadas por centenas de pessoas, incluindo o esquadrinhar de imagens áereas do Nevada e estados vizinhos por pessoas em todo o mundo, os restos mortais são encontrado por mero acaso por um montanheiro que andava a passear o cão. Um exemplo de como o aleatório pode ser melhor que o planeado. Na verdade não se fizeram buscas na região onde ele caiu, porque se partiu do principio que não teria ido voar para aquele sitio mas sim para uma zona distinta (donde se conclui que se tratou de mau planeamento e não de ineficácia nas buscas. O pressuposto de que se partiu para planear as buscas era errado).

O monomotor despenhou-se numa região montanhosa da Califórnia (Minaret lake) adjacente ao estado do Nevada de onde descolou o avião (local da queda: 37°40'29.08"N 119° 6'34.26"W). Na verdade o caminheiro (ponto branco no lago na imagem acima) só encontrou uma série de notas e documentos pessoais espalhados no chão e árvores. Documentos esses onde se lia perfeitamente o nome de Fosset. Mais tarde um helicóptero encontrou os restos do avião a alguma distância (pequeno avião azul na imagem acima). Quem tiver o Google Earth pode ir buscar o .KMZ a
qui. Trata-se uma zona manhosa para aviões devido a variações bruscas de pressão.


Aparentemente os destroços do avião estão espalhados por uma área vasta e não há sinal de um cadáver mas há material biológico disponível para a análise de DNA (Um eufemismo para dizer que os pedaços do corpo foram quase todos comidos por animais e vermes durante o longo ano que ali estiveram). Será quase impossível determinar se morreu da queda ou se já estava morto quando caiu (devido a problemas de oxigenação ou doença súbita)- Nem um CSI resolvia esta. Salvo se tivermos em conta que Fosset era suposto estar a voar noutro sitio e não ali, o que pode indiciar que morreu em pleno vôo e o avião seguiu em frente até embater numa montanha muitas milhas depois.

Claro que já há gente louca a dizer que Fosset está vivo e isto é uma estratégia de marketing ou é uma saída de cena encenada. Há ainda outra corrente que defende a tese do assassinato...
Em breve surgiram avistamentos de Fosset, provavelmente a beber copos com o Elvis!


No meio disto tudo o que me intriga é mesmo para que é que Fosset andava com mais de mil dolares em notas de 100 no bolso... que raio se pode comprar no deserto e nas montanhas com notas de 100? Isto é o equivalente a levarmos um maço de notas de 500 € para a aldeia de alguidares de cima num fim-de-semanazito. Se calhar era para gorjetas!

0 comments

Post a Comment