Parece que Obama já meteu a pata na poça. Duplamente. Primeiro ao adiantar-se a McCain na escolha do Vice. Segundo na escolha que fez. Usando da vantagem de ser o último a escolher, McCain escolheu o que mais lhe convinha: uma mulher bonita e enérgica e que sobretudo o vai deixar fazer o que quiser e lhe apetecer. Vai fazer o papel decorativo de Carla Bruni! McCain evitou bem Lieberman e Ridge (pró aborto) e com um golpe de rins fintou Romney (Mormon e pró aborto).

Obama deve estar agora a maldizer a hora em que não optou por Hillary. Antevejo que vá perder as eleições. Os red necks, as pequenas povoações e o mulherio votam todos McCain. Vamos ter mais uns aninhos de conservadores a bombardear os países que lhes dá na gana e a instalar coisas na Polónia que ninguém sabe realmente para que servem (Isto lembra-me o célebre ECHELON, que serviu para fazer espionagem industrial na Europa).

Quanto à escolha de McCain, a sra Palin: Trata-se de um cruzamento de Tino de Rans com aquela irmã da Cinha Jardim que era pára-quedista lá em Africa. A experiência da sra resume-se a ter sido presidente da câmara numa terreola do Alaska com 7000 esquimos, perdão habitantes, durante alguns anos. A titulo de exemplo o nosso remoto municipio da Horta (Faial, Açores) tem mais de 9000 habitantes (A ilha do Faial tem na totalidade mais de 16000 habitantes). De seguida foi eleita governadora do estado do Alaska (600 mil habitantes), cargo que ocupa há um ano e meio. Tem um bacharelato em jornalismo que demorou 6 anos a tirar numa universidade sem pergaminhos no Idaho. Com 43 anos (2007) solicitou pela primeira vez a emissão de um passaporte para sair do país : Viajou para o Iraque para visitar tropas. Ganhou ainda um concurso de beleza quando era jovem.

É sem dúvida uma conservadora de gema: Membro da NRA, aprovou leis para a caça aérea aos lobos ( trata-se de disparar de um avião a baixa altitude !), recusou a inclusão do urso polar e das baleias beluga na lista de espécies em risco a proteger (com o argumento que isso ia prejudicar a exploração de petróleo no Alaska). Apoia a pena de morte, o ensino do criacionismo e é anti aborto (mesmo em casos que envolvam violação ou riscos de saúde). Como quase todos os americanos é uma fundamentalista religiosa. Votou favoravelmente uma emenda constitucional estatal que impede o acesso a cuidados de saúde a casais gay.

Se McCain morrer durante a legislatura, provável dado que tem 72 anos e foi prisioneiro de guerra no vietname durante 5 anos tendo ficado com sequelas, é esta criatura que ficará à frente dos EUA.

Obama escolheu Joe Biden. Sem dúvida a melhor escolha racional que podia ter feito. Só que às vezes o óptimo é inimigo do bom. Neste caso o melhor era ter escolhido uma bimbette WASP...

0 comments

Post a Comment