japan report imagem indisponivel



Mas a Europa e os EUA não são os únicos a braços com iliteracia cientifica. O governo Japonês também realizou um questionário em 2001 e comparou os resultados com os dos Estados Unidos e os de alguns países europeus. O panorama japonês não é diferente do dos outros países. Algumas conclusões:

- A população japonesa tem menos interesse por C&T que os cidadãos americanos e que os cidadãos da maior parte dos países europeus (excepto no que concerne à poluição do ambiente). Curioso: Os japoneses andam sempre pelos 40-50% de interesse em vários itens (descobertas da medicina, inventos tecnológicos, etc...) a par de Portugal, que nalguns casos os ultrapassa em interesse.

- A população japonesa tem menos conhecimentos de C&T que os cidadãos americanos e que os cidadãos de alguns países europeus, mas a literacia cientifica japonesa aumentou nos últimos anos. As questões colocadas nesta parte do questionário foram as mesmas que surgiram nos inquéritos europeu e americano.

-A TV e os jornais são os principais meios de informação sobre C&T no Japão.

Esta série de posts veio a propósito da semana da ciência e tecnologia que decorreu de 22 a 28 de Novembro. 24 de Novembro era mesmo o dia nacional da cultura científica. As universidades e centros de investigação desdobraram-se em iniciativas mormente através do ciência viva (466 eventos previstos a nível nacional para 2004) , mas nos meios de comunicação quase ninguém deu por ela.

No Japão, nos EUA ou na Europa, a população é unânime, a informação sobre C&T chega-lhes pela TV! Viram alguma informação sobre a semana da C&T na televisão portuguesa?? Talvez a cobertura de eventos que … já foram. Os meios de informação não estão atentos ou são os organizadores de eventos que não fazem press releases?

Uma vista de olhos pelos jornais de sexta-feira passada diz tudo: Público – Nada sobre a semana da C&T, DN- Nada; Expresso on-line Nada; JN- Nada; Correio da manhã –Nada; Primeiro de Janeiro- 1 notícia sobre uma actividade para crianças em Vila do Conde!

No final desta semana o que ficou a população portuguesa a saber sobre a ciência que se faz em Portugal? O que investigamos? Porquê? Como? Quem o faz?
- Provavelmente nada!


0 comments

Post a Comment